sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cortejo marca mobilização para o Fórum Social Mundial

O cortejo sairá do Forte do Presépio, às margens da baía do Guajará, na Cidade Velha. A caminhada deverá durar cerca de três horas até a Praça da República


Sairá às 8 horas, do próximo dia 26 de janeiro, do Forte do Presépio, às margens da baía do Guajará, na Cidade Velha, o cortejo político-cultural que a organização local do Fórum Social Mundial (FSM) faz em Belém no Dia Mundial de Mobilização e Ação Global. O dia marca o lançamento do próximo fórum na cidade-sede, a capital do Pará.
A data será celebrada também em todo o mundo, com diversas ações de movimentos e representações sociais. Para a programação de Belém são esperadas cerca de mil pessoas. O cortejo percorrerá vários pontos do centro histórico da cidade, numa caminhada que deverá durar cerca de três horas até a Praça da República.
Em Belém – que recebe em 2009, no fórum, mais de 120 mil pessoas de várias partes do mundo –, haverá ainda seminários temáticos e diversas outras ações, no período de 23 a 26 de janeiro. Os seminários acontecerão pela manhã, entre os dias 23 e 25, antecipando os debates da Amazônia Brasileira, dentro dos 18 eixos temáticos eleitos para nortear a programação do FSM.
As tardes serão livres para ações descentralizadas, promovidas por entidades, redes e movimentos sociais e culturais que se integraram ao processo. No primeiro dia serão discutidos temas como autonomia, territorialismo e soberania da Amazônia Brasileira.
Dia 24, os participantes dos seminários poderão debater sobre direitos humanos e processos de migração. A diversidade dos povos, com a temática multiculturalismo e intolerância, será o destaque do terceiro dia.
Parada - A praça Frei Cateano Brandão será palco da primeira parada temática do cortejo, na qual várias entidades discutirão sobre globalização. O patriarcado será o tema da segunda parada, no Solar da Beira, no Complexo do Ver-o-Peso. A proposta é envolver na caminhada as centenas de pessoas que freqüentam e trabalham na feira.
Na praça Pedro Teixeira, mais conhecida como escadinha do cais do porto, os participantes do cortejo farão uma nova reflexão, dessa vez sobre guerra e paz.
As paradas temáticas terminarão na Praça da República, com discussão sobre desastres ambientais.
Para animar a passeata, dezenas de grupos culturais e parafolclóricos farão apresentações durante as paradas e ao final, na praça.
O Dia Mundial de Mobilização e Ação Global é um dos mais importantes eventos preparatórios para o próximo Fórum Social Mundial. Todas as entidades comprometidas com o evento participam da organização da data, com atividades de cunho político, cultural e social.
Texto: Luiz Carlos Santos - Secom

Nenhum comentário: