sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Madame Saatan diz adeus


Banda paraense prepara malas e cuias para se transferir a São Paulo e faz um show de despedida com duas bandas convidadas


A banda paraense de rock Madame Saatan se prepara para alçar vôos mais altos: no fim do mês embarca para uma temporada em São Paulo para divulgar o recém-lançado disco de estréia que já ganhou destaque na imprensa e chegou a ser apontado como um dos melhores do ano. O show de despedida acontece no próximo sábado, 26, no Mormaço, que também terá as bandas convidadas Johny Rockstar e Delinqüentes.
A Madame Saatan, em seus quase cinco anos de estrada, acumulou um currículo de shows, festivais e boas críticas na imprensa que lhe dão respaldo para se apresentar em outros estados, e como banda principal, como foi o caso nas cidades Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Manaus (AM), ou até mesmo no grandioso Festival Mada, que ficou como headliner independente tocando antes e no mesmo palco de Paralamas do Sucesso.
A banda formada por Sammliz (voz), Edinho Guerreiro (guitarra), Ivan Vanzar (bateria) e Ícaro Suzuki (baixo), que antes era um quinteto com o guitarrista Zé Mário, surgiu para compor a trilha sonora do espetáculo teatral 'Ubu Rei' de Alfred Jarry. O espetáculo acabou, mas a banda continuou. Em 2004 eis que surge o primeiro EP, 'O tal do caos'. O que até então era uma promessa foi ganhando forma e adeptos. A poesia encontrou no som a disparidade de ritmos como heavy metal e carimbó, hardrock e lundu, baião e jazz, blues e trash. Tanta mistura gerou uma eterna confusão entre os críticos de música, para alguns a banda é heavymetal, para outros é rock com misturas e para outros até criaram um tal de 'metal amazônico'.
CAMA
Depois de lançar 'O tal do caos' e rodar vários festivais pelo país, e por Belém, a banda começou a pensar no seu primeiro disco oficial. Para ajudar na direção musical foi convidado o músico Alcyr Meirelles, com a produção do baiano Jera Cravo. O disco foi gravado em sete dias, depois mixado e masterizado no estúdio do produtor em Salvador, o Vértice Estúdio. Antes de lançar oficialmente o disco, a banda fez um lançamento inédito no circuito independente nacional, um lançamento simultâneo em portais, que originou o projeto Compacto. REC do Fora do Eixo a ser utilizado mais tarde por outras bandas. 'A idéia era alcançar público de vários locais do país, por isso selecionamos cerca de 30 sites especializados que fizeram esse lançamento no dia primeiro de abril do ano passado. O objetivo foi alcançado com sucesso. Muitos downloads e ampliação de público. Foi uma ‘cama’ para chegada do disco.', explica Bernie Walbenny, produtor da banda e idealizador do projeto. 'Para lançar o disco partimos do mesmo princípio. Já tínhamos um parceiro no lançamento, o selo Ná Records/Tratore, mas precisávamos chegar onde eles não conseguiam, precisávamos estar no circuito independente de festivais. Então propomos uma parceria ao Circuito Fora do Eixo, Cubo Discos e Fósforo Records. Surgiu o que chamamos de ‘pool de selos independentes’. A distribuição foi otimizada e, mesmo com alguns errinhos nessa primeira tentativa, atingimos boa parte do objetivo. Tanto que usarei uma estratégia parecida com o Johny Rockstar [banda da mesma produtora, Roquenrou Beibe, e do selo Doutromundo Discos]', confirma.
Com o disco na mão, que teve projeto gráfico de Nailana Thiely e fotos de Renato Reis, a banda preparou o grande lançamento. O show lotou o Memorial dos Povos em uma noite memorável, de fato. Além do lançamento do disco, aconteceu o lançamento do videoclipe da música 'Devorados', capítulo à parte na história da banda. A produção do clipe contou com cerca de 50 pessoas envolvidas na produção, sob a direção de Priscilla Brasil, premiadíssima pelo doc 'Filhas de Chiquita'. O clipe também foi o ultimo registro em vídeo da antiga Vila da Barca. Outro clipe já está a caminho, o da música 'Vela', que deve ser lançado nacionalmente em abril.
Quebrar paradigmas talvez seja um dos conceitos mais fortes da banda. Ousando cantar heavymetal em português e misturar com outras influências rítmicas não bastou. A banda invadiu também o pomposo Teatro da Paz, pela primeira vez uma banda de rock ligou suas distorções por lá. Mas a ousadia teve um cúmplice poderoso, a Orquestra Infanto-Juvenil de Violoncelistas da Amazônia que acompanhou os Madames na música 'Prometeu'. Resultado? O teatro foi a loucura e todos aplaudiram de pé.
A verdade é que aos poucos a banda foi crescendo, criando adeptos em Belém, no interior, em outros estados e quando viu convites começavam a pipocar para participar em eventos importantes da música independente nacional.
SÃO PAULO
A banda já esteve antes na capital paulista para duas apresentações no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil dentro do projeto SuperNovas. Nesses shows teve a ilustre participação do guitarrista Pepeu Gomes, que tocou com a banda as músicas 'Dê um role' e 'Caia na estrada e perigas ver', sucessos dos Novos Baianos. Na passagem, o quarteto aproveitou para fazer o Jornal da MTV, onde foi entrevistado e tocou suas músicas ao vivo para todo o Brasil.
Agora a banda volta para passar uma temporada maior e com shows agendados. 'São Paulo chama a gente. A necessidade principal é logística. Sair de lá para qualquer lugar do país é mais barato, isso facilita bastante. Tem também a divulgação, os grandes veículos ainda se concentram lá.', explica Sammliz. 'Vamos ficar todos em uma casa, a banda mais o Bernie, nosso produtor. São cinco pessoas juntas, vai ser um teste de convivência e paciência também. Estamos investindo no que acreditamos.', completa Edinho Guerreiro.
O primeiro show da banda será no palco do SescPompéia no dia 29 de fevereiro dentro do projeto 'Bandas de Lá', mas antes, no dia 28, eles se apresentam no programa de webtv Estúdio ShowLivre do site showlivre.com, as 14h e ao vivo.
A festa de 'até breve' da banda será no próximo sábado, 23, no Mormaço. Participarão também as bandas Delinquentes e Johny Rockstar, que também se despede por um tempo.
Serviço:
Hasta La Vista, Beibe! A despedida do Madame Saatan, com Madame Saatan, Johny Rockstar e Delinquentes, no próximo dia 23, sábado, no Mormaço (Pça do Arsenal, Cidade Velha). Ingressos a 10 reais, na hora. Informações: 91 8126.4301
Mais: www.madamesaatan.com
Apoio: ArtForma Academia, BelRock.com.br, Escola Hightech, Fábrika Estúdio, Lacus Produções, Ná Figueredo e Paulo TatooProdução: Roquenrou Beibe - www.roquenrou.com

Paraenses em “O Novo Rock do Brasil’’


A revista francesa Brazuca e o site Senhor F são os responsáveis pela seleção.
Depois do destaque na mídia nacional de bandas como ‘’A Euterpia’’, ‘’Madame Saatan’’ e ‘’Santo Graal’’, parece que o cenário alternativo do rock paraense ganhou de vez o coração de alguns críticos culturais do Brasil. Agora é a vez da banda ‘’Cravo e Carbono’’ e do músico Pio Lobato serem destaque. Eles são dois dos 19 artistas selecionados da coletânea 'O Novo Rock do Brasil' (Le Nouveau Rock Brésilien). A coletânea é resultado da parceria da revista francesa Brazuca com o site ‘‘Senhor F’’, prestigiada revista eletrônica sobre o cenário independente brasileiro.
Os artistas foram selecionados por Fernado Rosa, editor chefe do ‘’Senhor F’’ e do jornalista Pedro Brandt, com curadoria de seu editor Fernando Rosa. A arte da capa é de André Ramos, capista oficial da 'Senhor F Discos'. Artistas como Los Porongas, Superguidis, Móveis Coloniais de Acaju, Ludov, Autoramas, Vanguard são alguns dos selecionados.
Com 12 anos de história, este não é o primeiro destaque da banda em cenário nacional. No ano de 2000, o ‘’Cravo e Carbono’’ foi umas das bandas incluídas no mapeamento musical do documentário 'Música do Brasil', do antropólogo Hermano Vianna, exibido pela MTV e Rede Cultura de Televisão. Em 2001, a banda fez diversas apresentações Brasil afora: no festival alternativo Rec Beat (Recife/PE); no Centro Itaú Cultural (São Paulo/SP), como uma das bandas do projeto Rumos Itaú Cultural Música - Tendências e Vertentes; e no Mercado Cultural Latino-Americano (Salvador/Bahia), ao lado de 1.500 artistas e 600 promotores culturais e organizadores de festivais de música da América Latina, África, Europa e Estados Unidos. Nos últimos dias foi citado nas revistas Carta Capital e Cult, com críticas elogiosas dos jornalistas Pedro Alexandre Sanches e Ronaldo Lemos, respectivamente.
A banda já lançou dois discos: 'Peixe Vivo' (2001), gravado ao vivo nos estúdios da Rádio Cultura FM e 'Córtex' (2007). Com influências de artistas internacionais como R. E. M, Talking Heads, Sonic Youth e os nacionais Legião Urbana e Gilberto Gil, os integrantes do Cravo Carbono misturam essas referências a estilos tipicamente regionais como a guitarrada - dos mestres Vieira de Barcarena, Aldo Senna e Curica -, carimbó e brega. O Cravo e Carbono é formado por Lázaro Magalhães (letras, percussão, vocais), Pio Lobato (guitarra), Bruno Rabelo (guitarra), Vovô (bateria), e atualmente conta com a participação do músico Guilherme Morcego (contrabaixo).


domingo, 10 de fevereiro de 2008

valssa - 2 anos de rock

precisa dizer mais ?????????????????????????

Bandas independentes brasileiras em coletânea na França

Na próxima semana teremos um monte de bandas independentes brasileiras em voga na França. O fato é que dia 14 de fevereiro vai ser lançada por lá a coletânea “O Novo Rock do Brasil”, produzido por Senhor F Virtual, com curadoria de Fernando Rosa e Pedro Bandt. O lançamento fica por conta da revista Brazuca, que é editada lá mesmo na França – a revista também tem circulação física, mas pode ser baixada em formato pdf no site www.brazucaonline.org). A coletânea, que contará com 19 representantes da cena independente nacional, será disponibilizada para download por um prazo de três meses. Bacana ainda é que a Brazuca é uma revista bilíngüe que há oito anos visa divulgar a cultura brasileira na França e na Bélgica. No playlist, além das duas cuiabanas Vanguart e Macaco Bong, figuram bandas como Los Porongas(AC), Superguidis(RS), O Quarto das Cinzas(CE), Charme Chulo(PR), Cravo Carbono(PA), Móveis Coloniais de Acaju(DF), Pata de Elefante(RS), Autoramas(RJ), entre outras várias e boas. O material estará disponível para download a partir da próxima quinta feira, no www.magazinebrazuca.blogspot.com.

Senhor F seleciona banda para 'Móveis Convida', em Brasília

Em parceria com a banda Móveis Coloniais de Acaju e a Rádio Cultura do DF, Senhor F abre inscrição para participação no evento 'Móveis Convida', em Brasília, no dia 20 de março. As bandas interessadas, de qualquer parte do Brasil, podem enviar 2 músicas em mp3 e release (com 1.500 toques) para os emails <> e <>.

A banda, ou artista, será selecionada por uma curadoria, e abrirá o show que reunirá Bois de Gerião, Móveis Coloniais de Acaju e, como atração principal, os mineiros Pato Fu. O prazo de inscrição já está aberto a partir desta sexta-feira, e encerra no dia 24 de fevereiro. O resultado será divulgado três dias após.